Somos uma empresa de áudio
que se estabeleceu no mercado
ao longo de mais de 3 décadas
prezando pela qualidade,
tecnologia e transparência.

A MAC AUDIO acabava de quebrar o tabu de que não havia empresa brasileira capaz de sonorizar o Maracanã com qualidade.

História

Fundada em setembro de 1979 pelos técnicos Antônio Carlos Roldão e Maurice Hughes, com o objetivo de ser uma empresa de engenharia de som, capaz de desenvolver e construir, sistemas próprios de sonorização, para realizar qualquer tipo de show ou evento. Logo apareceram os grandes desafios, tínhamos que projetar e construir quase tudo, cases, amplificadores, caixas acústicas, centrais de energia, mixers, monitores, pedestais e ainda formar equipe técnica, pois o mercado estava começando e não havia mão de obra no mercado para recrutar, também era quase impossível importar equipamentos. O desafio era muito grande. Esses rapazes adotavam o pensamento de quanto maior o obstáculo maior seria a alegria de transpô-lo, assim começou um sucesso atrás do outro. Esses incansáveis técnicos muitas vezes faziam shows à noite e construíam sistemas de dia. Logo começaram as turnês dos artistas a chegar e a MAC AUDIO a ser conhecida.

Em julho de 1980 aceitamos  um grande desafio,  sonorizar o Maracanã na visita do PAPA ao Rio de Janeiro. Lembro-me das palavras do Dr. Ricardo Labre que havia gostado muito do nosso projeto, apesar de sermos uma empresa jovem. Fizemos o trabalho com excelência na qualidade e prazos, cumprimos o que projetamos, o som foi perfeito e o Dr Ricardo Labre no final do evento veio ao campo cumprimentar a equipe e dizer que Sr Péricles de Barros estava na tribuna e havia ficado impressionado  com o nosso trabalho e gostaria de nos conhecer.

A MAC AUDIO ACABAVA DE QUEBRAR O TABU DE QUE NÃO HAVIA EMPRESA BRASILEIRA CAPAZ DE SONORIZAR O MARACANÃ COM QUALIDADE

Nesta época o terror da sonorização era o Maracanzinho, um estádio com capacidade para 18.000 pessoas com um tempo de reverberação de 12 segundos,  difícil! Fomos convocados para uma reunião de um show de uma Radio de grande audiência nos anos 80. Daí em diante fomos chamados para 99% dos shows que acontecia. Desfilaram por lá artistas como a maior banda americana de discoteca da época, EARTH WIND AND FIRE e artistas Nacionais como TIM MAIA, cantor com uma das vozes mais lindas e poderosas do show business que costumava dizer: !? Este som da MAC AUDIO, é caro mas é bom!?

ESTAVA ESTABELECIDO  ASSIM, O PADRÃO DE
SONORIZAÇÃO MAC AUDIO PARA GRANDES EVENTOS

Visita do Papa no Aterro do Flamengo.

Visita do Papa no Aterro do Flamengo.

Apresentados ao sr. Péricles do O Globo, nos pediu que fizéssemos um projeto para sonorização do Maracanã, na festa de Papai Noel, esta para mais de 20.000 pessoas (crianças) e com um nível de ruído do público bastante grande, era uma festa emocionante, vibrante, milhares de crianças gritando com a chegada do bom velhinho, ruído do helicóptero, temperatura ambiente chegando aos 50 graus ao meio dia, todos chorávamos de emoção com a chegada do helicóptero rodando as arquibancadas, com o bom velhinho   acenando para as pessoas, a uns dez metros de distância. Mais um grande desafio, equacionar a potência dos amplificadores, alta temperatura, ruído ambiente e alta umidade.

 Começava  a era do Projeto Aquarius para Mac Áudio. Musica Clássica, para grandes multidões na Quinta da Boa Vista. Orquestra Sinfônica + solistas + coral + balets ao AR LIVRE para 150. 000  pessoas. Fazer um violino ficar com som de violino, ao ar livre num palco sem teto ao entardecer, com umidade relativa do ar alta, sem ensaio, 100 canais de microfones e nosso diretor exigindo som forte, era difícil, após cada um dos primeiros concertos garantimos que saíamos decepcionados  com o resultado do nosso trabalho, não tínhamos  vontade de falar com ninguém, era muito frustrante, mas isto não diminuía a nossa vontade de fazer um som natural de orquestra sinfônica neste ambiente, extremamente árduo, para estes tipos de instrumentos acústicos, o que funcionava para gravação não servia para ar livre. Começamos então a desenvolver técnica própria para sonorização  de Orquestras. Microfones de placa, misturados com lapela, contra baixos com hipercardioides, acompanhados dos primeiros reverbers digitais,  MUITA EQUALIZACAO, tudo ao contrario do que mandavam os manuais para captação  de som  de orquestras  sinfônica.

Obrigado OSB e IZAAC pela paciência que tiveram com a gente!

 Ao mesmo tempo que aprimorávamos a nossa técnica, para sonorização  da orquestra, começavam a rolar as turnês de artistas brasileiros e estrangeiros, era Rock, Samba e Sinfônica na estrada, tínhamos que atender as peculiaridades de cada artista...

Para cada problema que surgia  a MAC dava uma solução específica e segura. Paralelo a isto tudo, desenvolvíamos com os fabricantes nacionais fios, amplificadores, altos falantes, conectores, mixers, dijuntores elétricos; pelas dificuldades que nos foi imposta, acabamos em parceria com a industria nacional, tendo quase todo o sistema desenvolvido por nós, com certeza uma das poucas empresas de sonorização do mundo com esta característica de  desenvolvimento,  era muito excitante! 

Obrigado Rui, Gaivota, Alaor e Ivo, por terem ajudado a desenvolver e construir, Correa, Francklin, Pedruzzi e Vavá pela consultoria  no desenvolvimento dos equipamentos.

O talento brasileiro transpondo obstáculos.

Em 1985 começamos  a sonorizar a  maior casa de shows do Brasil na época, o Canecão e ficamos lá até o fechamento da mesma.

Em 1985 começamos  a sonorizar a  maior casa de shows do Brasil na época, o Canecão e ficamos lá até o fechamento da mesma.

Neste mesmo ano começamos a sonorizar o reveillon de COPACABANA na Av. Atlântica, para um público em torno de 2.000.000 de pessoas, com trilha sonora com músicas e textos , chegando em alguns anos a sonorizarmos além da Avenida toda mais 4 palcos com artistas brasileiros e internacionais.  Até hoje é muito emocionante ver a meia noite, ao som da MAC AUDIO, as pessoas dançarem confraternizando com mensagens de FELIZ ANO NOVO!

Nesta primeira década de nossa história participamos do FREE JAZZ FESTIVAL um dos famosos festivais de jazz do mundo do qual participaram os maiores nomes do jazz do mundo.

Em 1991 Inauguramos a casa de shows Imperator, com o show da Artista SHIRLEY MACLAYNE, apresentaram-se também PAUL SIMON, GEORGE BENSON, JONMNMN e fornecemos equipamentos, para o show do Paul Macarteney no Maracanã. 

Em 1992 participamos da RIO 92 com o concerto para vida com OSTM, PLACIDO DOMINGO, Carolmmmm, menina violinista, TOM JOBIM,  Wintom Marssalis, Gal Costa, com transmissão de televisão para o mundo .

Em 1997 fomos convidados para fazer a sonorização da visita do PAPA JOAO PAULO II NO MARACANA PARA 100.000 pessoas e no ATERRO DO FLAMENGO para 2.000.000 pessoas simultaneamente com cerca de 210 canais de mixagem e 160 canais no aterro do flamengo. Em 2013 fizemos a sonorização da visita do PAPA FRANCISCO EM COPACABANA para mais de 3.000.000 de pessoas sob o comando do diretor técnico Fred Coelho, mais um momento inesquecível em nossa História e um grande desafio.

Em 2014 nossa empresa comemorou 35 anos de luta e desafios, composta por uma equipe compromissada com a técnica de SOM, que interferiu ativamente para a construção do mercado Brasileiro de AUDIO e a formação de seus profissionais.

Que venham novos desafios!